compre aqui sem sair de casa, nas melhores LOJAS ONLINE e colabore no patrocínio do jornal nova tribuna. ENTRE AQUI !

"PANEM ET CIRCENSES" NAS REDES SOCIAIS

"Pão e circo" é uma expressão que se refere a uma política de governo da Roma Antiga, que consistia na distribuição de alimentos e na promoção de espetáculos públicos. O objetivo era manter a população satisfeita e distraída dos problemas sociais e políticos. Essa tendência sempre foi uma realidade na 1 política nacional, com maior ênfase no nosso interiorzinho matuto, nas cidades menos providas de governantes bem formados, experientes na administração pública, e com um povo menos atento.

BLOG

3/12/2025

"Pão e circo" é uma expressão que se refere a uma política de governo da Roma Antiga, que consistia na distribuição de alimentos e na promoção de espetáculos públicos. O objetivo era manter a população satisfeita e distraída dos problemas sociais e políticos. Essa tendência sempre foi uma realidade na

política nacional, com maior ênfase no nosso interiorzinho matuto, nas cidades menos providas de governantes bem formados, experientes na administração pública, e com um povo menos atento.

Mas, chega agora ao ápice, com o advento das redes sociais, o maior picadeiro do circo político, onde são eles, os políticos tik-toks, os divulgadores de suas próprias notícias em tom de palhaçadas. É a verdadeira vitória do circo com a ausência do pão. Isso mesmo, com a falta do pão que aumenta a necessidade de picadeiro nas redes sociais, de políticos prometendo o que efetivamente não acontece, para enganar o povo.

Quem se destaca nas redes sociais é o prefeito da maior cidade regional, com postagens cômicas diárias do seu governo. E na nossa cidade, a pegada que não é cômica, já se destaca no executivo e legislativo, essa tendência de ficar diariamente no Facebook e no Instagram com os tais “Rells e Stories” que são os nomes fofos para, como já foram eleitos, continuarem fazendo promessas de palanque sem resultado.

Para quem desconhece os termos, coloco uma explicação rápida abaixo:

O que são "Stories"?

Stories (ou "histórias" em português) são publicações temporárias nas redes sociais que ficam disponíveis por apenas 24 horas. São uma maneira divertida de compartilhar momentos do dia a dia com fotos, vídeos curtos, ou mesmo só texto. As pessoas costumam usar os stories para mostrar o que estão fazendo, onde estão, ou compartilhar pensamentos rápidos. Como eles desaparecem depois de um dia, a galera política adora, porque se sente mais à vontade para mentir, sabendo que o assunto vai ser esquecido depois de 24 horas, sem deixar provas das promessas.

O que são "Reels"?

Reels são vídeos curtos e divertidos, geralmente de até 60 segundos, onde se pode editar músicas, efeitos especiais (os palhaços políticos adoram isso) e textos. Eles são muito populares com coreografias de dança ou momentos engraçados. Os reels são publicações do mesmo tipo daqueles que preferem o TikTok nas redes sociais, já que são super-engajadores e têm uma chance maior de se tornarem virais; que é o que os políticos Tik-Toks mais querem para ficarem famosos e, claro, garantirem mais votos na próxima eleição.

A crítica à tendência falaciosa dos políticos em se apoiarem na estratégia do "pão e circo online" é especialmente pertinente no contexto atual, onde as redes sociais amplificam ainda mais essa prática. Enquanto na Roma Antiga a tática consistia em apaziguar a população com alimentos e espetáculos, hoje, observamos uma reinterpretação desse conceito, onde os "espetáculos" são encenações diárias nas plataformas digitais, fornecendo promessas vazias e distraindo a população dos problemas reais.

A exacerbação dessa prática através das redes sociais representa uma evolução preocupante: os políticos têm à sua disposição ferramentas poderosas para divulgar mensagens falaciosas e consolidar a manipulação da opinião pública. Os "Stories" e "Reels", como também o Tik-Tok, se tornam canais perfeitos para disseminar conteúdo efêmero e, muitas vezes, enganoso, que se dissolve rapidamente sem deixar rastros, facilitando a perpetuação de promessas não cumpridas sem consequências duradouras.

O destaque de figuras políticas que se entregam diariamente a essa performance digital, em vez de focar em políticas públicas de substância, sublinha a superficialidade crescente na administração pública. Essa prática não só banaliza o debate político, mas também ameaça a qualidade da democracia, afastando a atenção das questões que realmente importam e que requerem soluções concretas.

Em síntese, a crítica nos alerta para a necessidade de uma vigilância cidadã mais robusta e de um envolvimento ativo para exigir transparência e responsabilidade dos líderes. As plataformas sociais, que poderiam servir como espaço para um diálogo construtivo e participativo, infelizmente muitas vezes se tornam armas de manipulação e desinformação política. Resta à população reconhecer essa artimanha moderna de pão e circo e trabalhar para desmascará-la, exigindo governos que se comprometam com “resultados, a verdade e o trabalho efetivo em benefício de todos”.

É ou, não é?

"PANEM ET CIRCENSES" NAS REDES SOCIAIS

Milton Giancoli