compre aqui sem sair de casa, nas melhores LOJAS ONLINE e colabore no patrocínio do jornal nova tribuna. ENTRE AQUI !
MATÉRIA III: DE ONDE VEM O DINHEIRO E QUEM FISCALIZA
Com a privatização da Sabesp, a lógica do financiamento e da fiscalização dos serviços de saneamento básico mudou. Para informar a sua comunidade com precisão, veja como funciona a origem do dinheiro e quem é o responsável por garantir que as obras aconteçam: 1. De onde vem o dinheiro? (Origem da Verba) ? 2. Quem fiscaliza? (A Instituição Oficial) ?
BLOG
Milton Giancoli
6/25/20263 min read
MATÉRIA III: DE ONDE VEM O DINHEIRO E QUEM FISCALIZA
Milton Giancoli
Conhecendo o mecanismo dos projetos e a prefeitura divulgando as áreas que serão beneficiadas o povo poderá cobrar os resultados.
2. Quem fiscaliza? (A Instituição Oficial)
O papel do Governo mudou: ele deixou de ser o "dono" que opera o serviço e passou a ser o fiscalizador.
ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo): Esta é a instituição oficial e principal encarregada de fiscalizar a Sabesp. A ARSESP monitora se as metas de investimento estão sendo cumpridas, se a qualidade da água e do atendimento está dentro dos padrões e é ela quem autoriza ou nega reajustes tarifários baseados no cumprimento do contrato.
UGE (Unidade de Gestão Executiva): Criada para centralizar a governança pós-privatização, fiscaliza o contrato de concessão em âmbito estadual.
O Município (Poder Concedente): A prefeitura local e a Câmara Municipal mantêm o papel de fiscalizar as metas específicas acordadas para a cidade. Se a empresa não cumprir o cronograma local, o município pode acionar a agência reguladora para que a Sabesp seja multada ou penalizada.
Resumo Geral: O dinheiro vem da iniciativa privada por obrigação contratual, e o papel de fiscalizar para garantir que o serviço seja bem feito pertence à agência reguladora (ARSESP) e ao poder público.
Quais resultados o povo deve esperar?
O cidadão não deve aceitar desculpas baseadas na extensão territorial de Ibiúna. Com quase um bilhão de reais em jogo até 2029, os resultados práticos esperados são:
Redução Drástica das Perdas: O fim do escândalo de ver mais de 41% da água tratada ser perdida em vazamentos antes de chegar às casas.
Universalização Rural: A chegada de água encanada e tratada ou de sistemas descentralizados (como fossas biodigestoras) nos bairros agrícolas mais distantes.
Despoluição de Córregos: A coleta efetiva do esgoto urbano, fazendo com que o índice saia dos vergonhosos 16,9% e caminhe rumo à meta do Marco Legal.
"DIVULGANDO FATOS E COMENTANDO FEITOS"
O fato foi divulgado: o recurso bilionário está garantido. Agora, o Nova Tribuna e os nossos leitores deverão observar os feitos, cobrando dia após dia que a legalidade e a eficiência administrativa prevaleçam sobre a inércia política.






Com a privatização da Sabesp, a lógica do financiamento e da fiscalização dos serviços de saneamento básico mudou. Para informar a sua comunidade com precisão, veja como funciona a origem do dinheiro e quem é o responsável por garantir que as obras aconteçam:
1. De onde vem o dinheiro? (Origem da Verba)
O dinheiro para as obras não vem de repasses do Governo, mas sim da própria empresa privada (Sabesp privatizada) e de fundos específicos:
Investimento Privado Obrigatório: Ao assumir o controle, o consórcio privado assinou um contrato que o obriga a investir bilhões de reais na universalização do saneamento (água e esgoto) até 2029. Portanto, os recursos saem do caixa da empresa e de financiamentos que ela capta no mercado.
Fundo de Apoio Universal (FAUSP): Parte dos recursos obtidos pelo Governo do Estado com a venda das ações da Sabesp foi destinada a um fundo gerido pelo próprio Estado. Esse fundo serve especificamente para subsidiar e garantir que as tarifas não explodam para o consumidor e para apoiar investimentos em áreas vulneráveis.



