compre aqui sem sair de casa, nas melhores LOJAS ONLINE e colabore no patrocínio do jornal nova tribuna. ENTRE AQUI !

MATÉRIA I: O RESUMO DA VERBA E O "SILÊNCIO" POLÍTICO

O Bilhão Debaixo da Terra: Por que o Maior Investimento da História de Ibiúna Quase Não Aparece no Portal da Prefeitura?... Leia todas as matérias IBIÚNA – R$ 852,7 milhões. Se somados aos aditivos contratuais em andamento, o montante chega à impressionante cifra de R$ 880 milhões. Este é, matematicamente, o maior volume de recursos destinados à infraestrutura hídrica e sanitária da história de Ibiúna, garantido após o processo de privatização da Sabesp dentro do bloco regional do Médio Tietê. O dinheiro está carimbado,

BLOG

Milton Giancoli

6/24/20262 min read

O POVO VAI COBRAR OS VEREADORES

A Velha Máxima da Política Tradicional

A resposta para esse fenômeno encontra eco em um antigo e lamentável jargão dos bastidores da política brasileira: "Obra de saneamento não aumenta popularidade porque fica debaixo da terra e ninguém vê".

Políticos tradicionais historicamente preferem inaugurar praças, pintar fachadas e esticar tapetes finos de asfalto — intervenções visíveis, rápidas e altamente fotogênicas para redes sociais, perfeitas para palanques e campanhas eleitorais. Enterrar tubos de esgoto, abrir valas que geram poeira e transtornos temporários no trânsito e investir na saúde preventiva da população rural não rende a foto ideal para o panfleto político do momento e o tik-tok.

Ao tratar um investimento histórico dessa magnitude como uma nota de rodapé em seu portal de comunicação, a administração municipal parece confirmar a tese de que a dignidade básica do cidadão — ter água limpa na torneira e esgoto tratado — não serve como peça de autopromoção. O Nova Tribuna traz esse resumo para que o povo saiba: o dinheiro existe, o contrato está assinado e a transformação precisa acontecer, quer os políticos queiram faturar votos com isso ou não.

O Bilhão Debaixo da Terra: Por que o Maior Investimento da História de Ibiúna Quase Não Aparece no Portal da Prefeitura?

IBIÚNA – R$ 852,7 milhões. Se somados aos aditivos contratuais em andamento, o montante chega à impressionante cifra de R$ 880 milhões. Este é, matematicamente, o maior volume de recursos destinados à infraestrutura hídrica e sanitária da história de Ibiúna, garantido após o processo de privatização da Sabesp dentro do bloco regional do Médio Tietê. O dinheiro está carimbado, o prazo contratual de execução vai de 2026 a 2029 e o objetivo é claro: arrancar o município do atraso crônico onde menos de 17% da população tem esgoto coletado.

No entanto, o cidadão ibiunense que navega pelo portal oficial da Prefeitura de Ibiúna depara-se com uma realidade intrigante: há apenas uma diminuta e isolada divulgação sobre o assunto, datada do início de maio de 2026. Para um governo que costuma fazer barulho por qualquer par de lâmpadas de LED trocadas ou recapeamento asfáltico de pouca extensão, o silêncio quase sepulcral sobre quase um bilhão de reais salta aos olhos. Por que tanta timidez na comunicação oficial?

MATÉRIA I: O RESUMO DA VERBA E O "SILÊNCIO" POLÍTICO

Milton Giancoli